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Planejamento estratégico em tempos de incerteza

O planejamento estratégico é uma ferramenta vital para o sucesso e a longevidade das empresas, especialmente em tempos de incerteza. Num cenário empresarial em constante mutação, caracterizado por instabilidades e mudanças frequentes, muitos podem questionar a relevância de planejar o futuro. No entanto, é precisamente nessas circunstâncias que o planejamento estratégico se torna ainda mais crucial.

Funciona como um ponto de partida para todas as ações que uma empresa realizará ao longo de um período, visando alcançar sua visão de futuro. Ele ajuda a administrar tempo, recursos e energia para a estratégia de negócio, focando no que realmente importa a longo prazo. Além disso, auxilia na compreensão das mudanças do ambiente externo e interno, permitindo reconhecer problemas potenciais e identificar oportunidades de melhoria.

Contrariamente à crença de que o planejamento pode ser um obstáculo em tempos de rápidas mudanças, é justamente a existência de um planejamento estratégico que torna a organização mais preparada para enfrentar as incertezas. Ele prevê um processo de construção, análise e validação contínua da estratégia da empresa, permitindo ajustes conforme necessário.

Ao longo do tempo, vimos muitas empresas que cresceram a partir de um núcleo familiar, cuja gestão nem sempre era profissionalizada. Ao longo da sua trajetória, ao atingir a maturidade, essas empresas falharam justamente na hora de dar o próximo passo, de atingir o próximo patamar de crescimento. Isso aconteceu justamente pela falta de uma gestão profissional e de um plano estratégico. 

Mesmo se tratando de empresas com décadas de história – e centenas de milhões de reais de faturamento -, chegaram num ponto em que o planejamento estratégico e a profissionalização da gestão se tornaram condições determinantes não só para a sustentação do crescimento, como também para sua própria sobrevivência.   

O impacto da falta de um planejamento estratégico se torna mais evidente quando as empresas passam por turbulências e precisam rever a rota. Neste momento, têm dificuldade de encontrar os caminhos e os desvios que aconteceram ao longo do tempo pois faltam planos como referências e parâmetros para medir, acompanhar, analisar e aprimorar. Quanto mais tempo sem planejar e medir, mais difícil fica encontrar onde melhorar, o que ajustar e qual caminho seguir dado o momento de turbulência ou de mudanças drásticas no mercado ou no negócio. Isso resulta em perdas financeiras ou até mesmo problema graves de endividamento ou falência de um negócio que, a princípio, tinha tudo para seguir bem.

A falta de planejamento estratégico e profissionalização da gestão também afeta momentos de sucessão, pois os futuros sócios, por mais que estejam acompanhando o negócio há algum tempo e até eventualmente atuando nele, não possuem toda a experiência da gestão passada. A falta de um registro histórico faz com que se perca as oportunidades de aprender com experiências bem ou malsucedidas, pois elas não foram testadas, comprovadas e documentadas da forma correta. Acabaram ficando na cabeça dos antigos sócios. O resultado final disso é a piora constante dos resultados da empresa após uma sucessão mal planejada em termos estratégicos.

Por fim, no momento da venda da empresa, ela “perde valor” ou melhor, “deixa de ganhar valor”, quando ela não possui uma cultura sólida de planejamento estratégico, pois o comprador não consegue enxergar o passado nem, muitas vezes, entender o presente ou projetar o futuro. O histórico do planejamento e da execução ajuda a construir o storytelling e fortalecer a qualidade do negócio e seu potencial. Em contrapartida, a empresa que não possui esse nível de profissionalismo apenas foi crescendo e entregando resultados, mas pode passar a impressão de que não conseguirá manter esses resultados no futuro sem o time original na condução do negócio.

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Higor Rocha

Head de M&A e Estruturação de Projetos da J2L Partners desde 2023

Profissional autodidata, analítico, comunicativo e orientado a resultados, tem sete anos de experiência, tanto em corporações financeiras robustas, quanto em startups inovadoras.

Formado em Engenharia Mecânica pela UFMG e candidato a certificação CFA (level 3), possui um histórico sólido de transações bem-sucedidas em diversos setores, incluindo serviços financeiros, tecnologia, saúde e bens de consumo. 

 

Pedro Lanza

Head Jurídico
da J2L Partners desde 2016

Experiência como advogado tributarista de escritórios de advocacia de renome nacional, como Machado Associados e Sacha Calmon Mizabel Derzi Consultores e Advogados;

Graduado em Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos – MG e Pós Graduado em Direito Tributário pela GVLaw – SP;

Possui MBA em finanças pelo IBMEC

João Marcos Aleixo

Analista de M&A e Estruturação de Projetos
da J2L Partners desde 2023

Começou sua trajetória na J2L em janeiro de 2021 como estagiário, onde aprimorou suas habilidades e se familiarizou com os diversos aspectos do M&A. 

Sua paixão pela área e busca constante por conhecimento o levaram a se destacar e, em pouco tempo, se tornar um membro valioso da equipe. 

Nos últimos anos, participou de importantes transações nos setores de logística e saúde. 

Fora da J2L, João se envolveu em projetos acadêmicos que demonstram sua versatilidade e aptidão para negócios. Como membro da Escola de Negócios da UFRJ – Consulting Club, participou da criação e implantação do processo avaliativo para novos membros. 

Lúcio Otávio

Membro do Conselho de Administração ,
CEO e fundador da J2L Partners.

Mais de 30 anos de experiência em posições executivas

Trabalhou durante 14 anos no Grupo Andrade Gutierrez, sendo Diretor de Investimentos sua última posição

Foi membro do Conselho de Administração da Oi S.A. e da Santo Antônio Energia

Foi responsável pela estruturação de projetos como Hidrelétrica de Santo Antônio e Aeroporto de Quito – sendo esse último eleito pela revista Project Finance o Latin American Transport Deal of the Year no ano de 2006

Gestor de investimentos credenciado pela CVMGraduado em Administração pela FUMEC – MG e MBA em Finanças pelo IBMEC.

Líbano Barroso

Membro do Conselho de Administração e
fundador da J2L Partners, e CEO da Rodobens

Mais de 30 anos de experiência em posições executivas

Posições nos últimos 15 anos: Membro do conselho de Administração da Via Varejo, Estácio, Ri Happy e Intermédica. CEO da Via Varejo, Vice Presidência do Grupo Pão de Açúcar, CEO da TAM, CFO da LATAM Airlines, CEO da Multiplus e CFO da CCR

Responsável pela idealização e estruturação da Multiplus e da CCR (incluindo sua Oferta Pública Inicial), e pela fusão LAN/TAM

Graduado em Economia pela UFMG – MG, MBA em finanças pelo IBMEC e Pós-graduado em Direito Empresarial pela FGV.

João Lanza

Membro do Conselho de Administração e fundador da J2L Partners,
e Diretor-fundador da Mundinvest CTVM.

Mais de 40 anos de experiência no mercado de capitais

Posições nos últimos 15 anos: Membro do Conselho da BOVESPA, Membro do Conselho da BSM – BM&F BOVESPA (supervisão de mercados) e Presidente da APIMEC-MG

Gestor de investimentos credenciado pela CVM, responsável por administrar carteiras de clubes de investimento na Mundivest.

Graduado em Administração pela FUMEC – MG.