Por Dr Antonio Aquino
Cofundador do Hospital e do Instituto Cema e do Hospital Villa-Lobos
Tão importantes quanto os começos são os recomeços. Em 2014, vivi a experiência na pele. Durante a crise político-econômica do governo Dilma Rousseff, com queda do PIB e altas taxas de juros e desemprego, tivemos que tomar uma decisão bastante difícil, mas que acabou se convertendo num impulso às nossas atividades e força para todas as conquistas que vieram depois: vender o nosso hospital geral, o Villa-Lobos, que era destinado principalmente a cirurgias de alta complexidade.
Eu morava no mesmo prédio do Líbano Barroso, um dos sócios fundadores da J2L, que eu levei para o Conselho do hospital. Desde o início, a J2L nos assessorou não só na estruturação da operação de venda em si, mas nos direcionando em diversas decisões estratégicas. A primeira foi se, diante da crise e da necessidade de recompor as finanças do grupo, deveríamos vender tudo ou apenas o hospital geral. Imediatamente, Líbano e Lucio nos recomendaram vender o hospital geral, que não era o nosso negócio principal, e preservar o Cema, que é referência no tratamento de olhos, ouvidos, nariz e garganta, resultado de um trabalho de mais de 50 anos. No planejamento da J2L estava a nossa sucessão – os três irmãos fundadores abrindo espaço para os oito médicos da nova geração.
Outro ponto muito importante na condução da J2L foi a sugestão de vender tudo para a Rede D’Or, mas permanecer ainda 4 anos no mesmo prédio com a nossa operação de oftalmo e otorrino, com uma entrada independente, até que a obra do novo prédio do Cema ficasse pronta.
Em 2019, nos transferimos para o bairro de Belém. Hoje, temos 18 unidades em São Paulo e estamos planejando estender o grupo a outros estados. Esperamos chegar em 2023 à marca de 1,5 milhão de consultas (tivemos 1,2 milhão em 2022). Temos em nossos quadros 500 profissionais e uma equipe de gestão muito competente.
Aos 75 anos de idade e 50 de profissão, ainda estou – e pretendo continuar por um bom tempo – em atividade.
A J2L Partners assessorou a venda do Hospital Villa Lobos e a captação de financiamento junto ao BNDES para a construção do novo hospital CEMA.