Cinco pontos fundamentais para considerar no planejamento de uma operação de venda de participação ou de todo o seu negócio:
1) Comece pelos seus concorrentes diretos
No mapeamento de potenciais interessados, o primeiro passo deve ser olhar justamente para o seu mercado, seus concorrentes diretos. Quem já está no seu setor pode enxergar na fusão ou aquisição uma oportunidade para impulsionar seu crescimento. Principalmente se essa empresa já estiver com uma estratégia de consolidação neste mercado.
Aqui, existe um cuidado muito importante: como estamos falando de concorrentes, é fundamental manter segredo absoluto sobre a empresa que está avaliando uma possível venda. Se o seu concorrente souber que a sua empresa está à venda, sua posição competitiva pode ficar fragilizada. Esse é um dos motivos que tornam absolutamente fundamental a participação de uma assessoria especializada no negócio.
2) Considere negócios complementares
A oportunidade de um bom negócio pode vir de empresas em etapas diferentes da sua cadeia de valor interessadas em crescer por ‘verticalização’. Por exemplo: se você é um produtor, pode ser uma boa oportunidade adquirir uma rede de varejo para comercializar os seus produtos diretamente para o consumidor final. Se o seu negócio é uma rede de laboratórios de medicina diagnóstica, ela pode ser vendida para um grupo hospitalar para funcionar como apoio e extensão de serviços.
3) Empresas estrangeiras interessadas em entrar no país
Costumamos também olhar para fora do país, para companhias que estejam interessadas em entrar no nosso mercado e que possam ver no M&A com a sua empresa uma oportunidade de fazer esse movimento com velocidade e segurança.
Pense no caminho inverso, em que você, por hipótese, decide estender a sua operação para outro mercado, digamos, a Europa. O que parece mais interessante: começar do zero, tendo que aprender sobre a realidade de cada mercado específico, formar uma equipe e carteira de clientes ou simplesmente comprar uma empresa que já tem tudo isso e, ainda por cima, um histórico consistente e documentado? É por isso que a aquisição normalmente se mostra uma excelente estratégia de internacionalização.
4) Sinergias
A pergunta fundamental é: “de que forma quem vai comprar a sua empresa de fato se beneficiará dela?” A aquisição pode se justificar por um ganho de competências, conhecimento, credibilidade, habilidades, tecnologias, equipe treinada, carteira de clientes/parcerias estratégicas, capacidade produtiva, abertura de mercado… As sinergias podem ser muitas; o mais importante é entendê-las para poder avaliar com precisão o ganho que estará associado à operação e o valor que deve ser atribuído a ela.
5) Considere todas as possibilidades
Existe uma diferença muito grande entre um negócio e “o” negócio. Vender uma empresa não é igual a vender um produto ou um equipamento. A valorização de uma empresa é diretamente proporcional a quanto ela vai gerar no futuro para quem a adquirir. E isso depende de estratégias que podem não ser óbvias para todo mundo.
Nossa experiência mostra que se o planejamento for bem feito, serão mapeadas as melhores alternativas e chegaremos à descoberta de quem tem mais a ganhar com o negócio. Muito provavelmente, esta será a empresa disposta a pagar mais por ele.
Fazendo uma analogia, imagine que você tem um relógio raríssimo de ouro e pretende vendê-lo. Você dará preferência a um colecionador em um leilão ou a alguém que simplesmente vai pagar pelo peso do ouro derretido que conseguir obter?
Quer entender o potencial de uma operação envolvendo o seu negócio, converse conosco.